A Câmara de Teresina tem 483 postulantes buscando uma das 29 vagas no Legislativo Municipal em 2024. Ano após ano, cresce o levante para que uma maior parcela dessas cadeiras sejam ocupadas por nomes femininos, a chamada bancada feminina.
Atualmente, o legislativo conta com cinco vereadoras, sendo elas: Elzuila (PT), Fernanda (SSD), Pollyanna (PT), Teresinha (MDB) e Thanandra Sarapatinhas (Republicanos). Esse quantitativo representa pouco mais de 17% do número total de vagas.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datamax, apresenta um cenário que não promete mudar tanto essa representação. No levantamento, sete homens surgem na liderança, sendo seguidos por Pollyanna Rocha.
No entanto, nomes femininos, além de Pollyanna, também aparecem bem posicionados. É o caso das candidatas Ana Fidelis, Lucy Soares e Samantha Cavalca, ambas com 0,65% de intenções de votos. No segundo pelotão aparecem as candidatas Elzuíla, Fernanda e Graça Amorim, ambas com 0,45%.
Por fim, também surgem bem colocadas na pesquisa nomes como Marina, Rosângela Brito e Thanandra Sarapatinhas. Todas aparecem com 0,40%.