O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, afirmou, nesta segunda-feira (15), que a oposição ao governo Lula ainda trabalha com a possibilidade de uma reversão da inelegibilidade do ex-presidente Bolsonaro. De acordo com o líder do centrão, existe uma maioria sendo construída no Senado para a aprovação de uma anistia.
Em entrevista concedida ao UOL News, Ciro falou sobre a estratégia para as eleições de 2026. Segundo ele, atualmente, o nome que está posto para a disputa é o do ex-chefe do executivo nacional. Ele afirma ainda que, em caso de não conseguir liberação para a eleição, Bolsonaro é quem fará a escolha do presidenciável.
"Vamos lutar pra que ele seja nosso candidato até o fim. Caso não seja, quem vai escolher o nosso candidato é o próprio presidente Bolsonaro.
O senador ainda revelou a meta do número de senadores que o grupo de partidos aliados ao ex-presidente pretende eleger nas próximas eleições. Segundo ele, o apoio de Bolsonaro será determinante para que vários nomes consigam retornar ao Senado e, por essa razão, é será possível maioria para uma anistia.
"Inelegibilidade ou anista - não tenha dúvida. principalmente se mudar a posição do Senado. Bolsonaro vai eleger em torno de 38 a 41 senadores, somados aos 15, imagine. Se votarmos esse projeto de anistia, grande parte dos senadores vão precisar da ajuda de Bolsonaro.