O mês de janeiro será de intensas movimentações no cenário político piauiense, com vistas nas eleições de 2010. O recesso nos poderes, não significa, nem de longe, pausa nas negociações políticas para conquista, principalmente, das vagas no Senado e Palácio do Karnak.
Para o Governo, estão colocadas as candidaturas de Wilson Martins, João Vicente Claudino, Antônio Neto e Sílvio Mendes. Os dois primeiros líderes dos partidos que mais cresceram nas últimas eleições; o último tem na bagagem uma reeleição na capital que marcou época em seu partido desde os tempos de Wall Ferraz. Ao Secretário de Fazenda, a vontade dos líderes do PT e, por força partidária, do governador Wellington Dias.
Se a definição estivesse posta para os próximos dias Wilson Martins seria o candidato da base por ter os requisitos de força política e capacidade administritatida; essa primeira que seria determinante para a saída na disputa de Antônio Neto. Assim, João Vicente Claudino apoiaria Sílvio Mendes, recebendo a Prefeitura de Teresina e se mantendo no confortável cargo de Senador. Falando nisso: Wellington Dias, Heráclito Fortes, João Henrique ou Mão Santa disputariam as duas vagas ao Senado.
Para Marcelo Castro restaria marchar com a banda governista do PMDB para uma composição como candidato a vice-governador na coligação de Wilson Martins.
Um cenário que, está sendo configurado nesse momento, e será confirmado, ou não, ainda em 2009.