O banco Santander enviou aos seus clientes um texto afirmando que o eventual sucesso eleitoral da presidente Dilma Rousseff irá piorar a economia do Brasil.
A análise partiu da sucursal brasileira do banco espanhol, que lucrou por aqui R$ 518 milhões só no 1º trimestre do ano ? um oásis em meio à crise financeira que afeta o continente de origem da instituição financeira: a Europa. Não existe nenhum critério técnico que possa sustentar a hipótese levantada pelo Santander.
O índice Bovespa, por exemplo, subiu de 17 mil pontos em fevereiro de 2004 para 55 mil pontos no mesmo mês de 2014. A análise do banco, direcionada aos clientes de alta renda, reforça a divisão entre ricos e pobres no País.
Pobres que passaram a ter casa própria através de programas habitacionais com linhas de crédito abertas via bancos estatais como a Caixa Econômica Federal. Pobres que passaram a ter acesso ao financiamento da agricultura familiar através do Banco do Brasil, outra instituição do Governo Federal. Isso e muito mais com juros subsidiados, prazos a perder de vista, tendo na instituição financeira um apoio para o desenvolvimento de estados pobres como o Piauí.
Os executivos do Santander não conseguem enxergar que suas atitudes dão ânimo aos ?não ricos?, que formam a imensa massa de eleitores do País.
ACOMPANHE O VÍDEO: