A Polícia Federal trabalha em três frentes na investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na trama golpista do 8 de Janeiro.
1. Busca e apreensão: No celular do ex-presidente, o golpe era tratado abertamente em conversas no WhatsApp.
2. Quebras de sigilos: A espera do golpe, o ex-presidente transferiu dinheiro para o Exterior.
3. Delação de Mauro Cid: As mensagens e a transferência de recursos confirmam informações dadas pelo ex-ajudante de ordens à PF.
"VAI SER PRESO"
O ex-presidenciável Ciro Gomes disse acreditar que Bolsonaro "vai ser preso", mas, ao seu estilo, afirmou que "como qualquer bandido" tem direito ao devido processo legal na Justiça.
ROTEIRO IMPRESSO
A PF encontrou na agenda de Augusto Heleno anotações com medidas para tolher o trabalho da corporação, inclusive com prisão de delegados. O roteiro previa unir Presidência, Ministério da Justiça e AGU para impedir que a polícia cumprisse decisões da Justiça.
MESSIÂNICO DELTAN
A revista piauí desvendou a partir de 650 mil mensagens no Telegram que o ex-procurador Deltan Dallagnol faturou R$ 949 mil com palestras sobre combate à corrupção em 2018.
MORO REPROVADO
Pesquisa Genial/Quaest aponta que 44% dos brasileiros desaprovam a atuação de Sergio Moro na Lava-Jato. Já os que aprovam somam 40%. Não responderam 12%. E não aprovam, nem desaprovam outros 3%.
SOBE E DESCE
Elmar Nascimento (UB-BA), favorito na sucessão de Arthur Lira, tem perdido força na Câmara. Outro nome tem crescido até mesmo na base governista: Antonio Brito (PSD-BA). E correndo por fora está Marcos Pereira (REP-SP).
NO LUGAR DA GLEISI
O prefeito Edinho Silva deve substituir Gleisi Hoffmann no comando nacional do PT. De perfil moderado, Edinho tem como trunfo o diálogo com a base e portas abertas em setores além PT.
REFORMA AVANÇA
O senador Marcelo Castro apresentou aos seus pares a proposta de reforma política com fim da reeleição, mandatos de cinco anos e quarentena para militares. Há chances de votação ainda no primeiro semestre na Casa.
BENEFÍCIO IRREGULAR
O ministro Wellington Dias assinou acordo de colaboração com a associação dos tribunais de contas para prevenir e combater fraudes no Bolsa Família. No início do ano, 1,7 milhão de pessoas foram excluídas por suspeitas de irregularidades.
VENCEU UMA
Nikki Haley venceu pela primeira vez na prévia presidencial do partido Republicano. Foi em Washington. A vantagem ainda segue com Donald Trump, que hoje terá sua elegibilidade decidida pela Suprema Corte dos Estados Unidos.
CESSAR-FOGO