Assembleia aprova lei que permite transferir débitos do Sistema Previdenciário do governo Zé Filho para Wellington Dias

Assembleia aprova lei que permite transferir débitos do Sistema Previdenciário do governo Zé Filho para Wellington Dias

Merlong Solano critica aprovação de lei na Assembleia | Divulgação

O deputado estadual Merlong Solano (PT) denunciou na manhã desta terça-feira, dia 21, no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí a aprovação, de forma apressada, de uma lei que autoriza a atual gestão a transferir débitos do Sistema Previdenciário para a próxima gestão do Governo.

Segundo ele, a lei aprovada na Assembleia contraria a Lei de Responsabilidade Fiscal que não permite que sejam transferidas despesas de um Governo para outro, a não ser que exista recursos em caixa compatível com as despesas não pagas dentro do exercício do Governo.

“O projeto aprovado de forma apressada e irresponsável diz que o Governo atual transfere para o próximo Governo a obrigação de pagar todas as insuficiências registradas desde 2005 até dezembro deste ano. A própria lei autoriza o Governo a continuar na ilegalidade e não honrar as insuficiências com recursos próprios nos meses de outubro, novembro e dezembro. Um dos parágrafos determina que o próximo Governo pague o que não for pago nesse ano. É uma legislação que tenta resolver uma gestão temerária no nosso sistema previdenciário”, disse Merlong.

O deputado ainda alega que o projeto não teve a tramitação correta na Casa. “A lei foi discutida em uma reunião conjunta das Comissões de Constituição e Justiça e de Fiscalização, trazido para o plenário, aprovado no Grande Expediente e voltou na Ordem do Dia, contrariando o rito dessa Casa”, falou Merlong.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES