A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, recebeu ontem no seu gabinete em Brasília membros da bacada federal piauiense e o governador Wilson Martins que pediram maior atenção do governo federal com relação aos empenhos e liberações de emendas parlamentares individuais e coletivas para o Piauí.
Wilson disse à ministra que o Estado está sofrendo para combater a seca por ter recursos contingenciados, principalmente, os destinados a obras que podem combater os efeitos causados pela estiagem, como as barragens. O governador também pediu atenção especial em relação à liberação de recursos destinados ao transporte escolar.
O deputado federal Júlio César apresentou à ministra dados comparativos de todos os estados comprovando uma discriminação para com o estado do Piauí. A ministra que ficou de analisar mais detalhadamente os números, reconheceu que segundo os documentos apresentados pelo parlamentar realmente havia alguns com menos empenhos, entre eles o do Piauí.
O parlamentar lembrou um dado alarmante sobre os efeitos da seca para sensibilizar a ministra Ideli Salvatti, o número de perdas de cabeça de gado. ?Ministra nós vamos perder 1/3 das cabeças de gado no estado. Nossa população de gado gira em torno de 1 milhão e 800 mil e nós devemos ficar com 1 milhão e 200 mil cabeças de gado?, lamentou. ?E essas perdas acontecem justamente com aqueles produtores mais pobres?, lembrou Wilson Martins.
A ministra ouviu os membros da bancada por cerca de 30 minutos, porém, orientou que no que tange a liberação de emendas pouco tem a fazer. E que a bancada tinha que procurar a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. ?Quanto mais sucesso vocês tiverem com ela, mais terão comigo?, falou.