Ciro Nogueira afirma que Mesa Diretora do Senado ingressará hoje com ação contra decisão do TSE

Ciro Nogueira afirma que Mesa Diretora do Senado ingressará hoje com ação contra decisão do TSE

Ciro Nogueira comandou reunião da bancada piauiense em Brasília | Divulgação

A Mesa Diretora do Senado decidiu, em reunião na noite de ontem (28), impetrar com uma Ação Declaratória de Constitucionalidade no Superior Tribunal Federal para contestar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral que modificou o número de parlamentares em 13 estados brasileiros. Segundo o senador Ciro Nogueira (PP/PI), coordenador da bancada piauiense no Congresso, o ajuizamento da ação deve ocorrer na manhã desta quinta (29).

Na noite de ontem, o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB/AL), reuniu-se com a Mesa Diretora. Segundo o senador Ciro Nogueira, a Ação Declaratória de Constitucionalidade pedirá que Decreto Legislativo, aprovado no ano passado pelo Congresso, se mantenha frente à investida do TSE.

"Depois da reunião com o senador Renan Calheiros houve essa posição. Todo o Congresso está mobilizado, com exceção, claro, das bancadas que têm interesse. O próprio presidente Renan Calheiros está empenhado em fazer com que essa ação restabeleça a autonomia, independência, bem como a função de legislar da Câmara dos Deputados e Senado Federal, enfim, do Congresso", afirma o parlamentar.

Ciro Nogueira explica que a ADC é uma resposta à modificação feita pelo Tribunal, contrariando o que havia sido decidido pelo Congresso Nacional ainda no ano passado. Com a decisão, oito estados perdem cadeiras e cinco ganham. Caso a decisão permaneça, já na eleição de outubro o número de deputados federais do Piauí cai de 10 para oito. Por consequência, a Assembleia Legislativa perderá seis vagas, ficando com menos parlamentares que a Câmara Municipal de Teresina.

A ADC pede, ainda, que o Decreto Legislativo 424 seja declarado constitucional para manter a atual composição da Câmara dos Deputados.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES