O senador piauiense Ciro Nogueira foi sorteado para ser o relator do pedido de cassação contra o senador Demóstenes Torres no Conselho de Ética. No entanto, recusou a função. O primeiro sorteado foi o senador Lobão Filho (PMDB-MA). Lobão estava ausente da reunião do Conselho de Ética e o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) informou que o correligionário declinava da relatoria do caso Demóstenes. O segundo sorteado foi o senador Gim Argelo (PTB-DF) que também declinou do posto. Ciro foi o terceiro sorteado. Em seguida, Renan foi sorteado, mas também não aceitou. Depois de cinco recusas, Humberto Costa foi sorteado e aceitou ser o relator do caso Demóstenes.
O senador Demóstenes Torres participou da reunião do Conselho de Ética que escolheu o relator para pedido de cassação impetrado pelo PSOL. Domóstenes disse que não vai se aproveitar de "erros regimentais" para barrar o processo, mas questionou a escolha do senador Valadares para presidir a Conselho de Ética com base no regimento. Demóstenes disse ainda que vai provar sua inocência.
"Sou inocente e vou provar minha inocência. Optei por falar no Conselho de Ética. Farei minha defesa primeiro por escrito e depois da forma mais contundente serei questionado. Por senadores, suplentes e todos da Casa, conforme o regimento. [...] Aqui quero me defender no mérito, quero provar minha inocência no mérito. O foro competente é esse e eu o farei", disse.