O senador Ciro Nogueira (PP) foi eleito ontem para a função de coordenador da bancada federal piauiense no Congresso, composta por três senadores e dez deputados federais. O parlamentar foi escolhido por unanimidade e substitui o deputado Jesus Rodrigues (PT), que atuava como coordenador interino desde fevereiro de 2013, após a renúncia do senador João Vicente Claudino (PTB).
Uma das principais funções do coordenador de bancada é acompanhar o Orçamento Geral da União e a liberação de emendas para o Estado e, ainda, assumir o papel de interlocutor com o Governo Federal.
?É uma missão que envolve parceria e união, pois é uma tarefa apartidária, em que os interesses do Piauí estão acima de tudo. Juntos, vamos consolidando o desenvolvimento do nosso querido Estado e eu estou muito feliz pela oportunidade de assumir mais este trabalho?, destacou Ciro.
Ele acrescentou que en- tre as prioridades estão a melhoria da infraestrutura do Estado e o combate aos efeitos da seca, que tem castigado os piauienses a cada ano.
?Espero desempenhar a função da melhor forma possível, para que nossa bancada possa dar respostas eficazes às prioridades apontadas pela população, atendendo pleitos nas áreas de educação, saúde e promoção da inclusão social?, disse Ciro.
RIO SÃO FRANCISCO - A decisão ocorreu após uma reunião da bancada na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), para tratar do relançamento do edital para contratação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental do Eixo-Oeste do Rio São Francisco.
Concretizada, a obra, teoricamente, beneficiaria 600 mil moradores do Sul do Piauí com água do Lago de Sobradinho, norte da Bahia. A água vinda da transposição seria levada às barragens de Petrônio Portela, Jenipapo, Pedra Redonda, Poço de Marruás, Estreito e Piaus.