O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Piauí (Sescoop/PI) realiza café da manhã, próximo dia 31/5, às 8h30, no Hotel Blue Tree Towers, em Teresina, para apresentar a proposta e os materiais de divulgação da campanha de voluntariado do Sistema OCB ? Organização das Cooperativas Brasileiras. Representantes de cooperativas, da sociedade civil, imprensa e autoridades estarão presentes.
A proposta é simples: o que as cooperativas brasileiras podem fazer em prol das comunidades às quais estão inseridas? A resposta pode melhorar e até mudar a realidade de muitas pessoas. A intenção é unir cooperados, colaboradores, familiares e comunidade em geral num grande movimento de solidariedade cooperativista.
O Dia de Cooperar, carinhosamente chamado de Dia C, é um marco das atividades de promoção social do cooperativismo em todo o país e ocorrerá dia 6/9, em 21 unidades estaduais, simultaneamente.
A meta é beneficiar 1 milhão de pessoas em todo o país. O assessor especial do Sescoop, Roberto Guerrero, faz um convite especial aos cooperativistas piauienses para que potencializem esse momento de doação, de cooperação. ?Vamos mostrar à sociedade que o cooperativismo serve para alavancar a economia de um município ou uma região, mas também promove o bem-estar social e melhor qualidade de vida a todos?, enfatiza Guerrero.
O superintendente do Sescoop/PI, Marcos Moraes Filho, acredita no potencial de transformação e mobilização do segmento. Segundo ele, as cooperativas do Piauí vão se unir nesta campanha, reafirmando dois princípios cooperativistas, a intercooperação e o interesse pela comunidade. ?O que o Dia C propõe é que cooperados, colaboradores, familiares, parceiros, clientes e fornecedores ajudem a transformar para melhor a vida de muitas pessoas?, ressalta.
No lançamento, o público presente será convidado a uma imersão no tema voluntariado por meio de uma palestra conduzida pelo consultor Benedito Nunes. Ele aborda ângulos variados da iniciativa, como os benefícios institucionais e organizacionais que o Dia C é capaz de proporcionar: ?Hoje, existem cerca de 140 milhões de voluntários no mundo, segundo dados da ONU. Precisamos aproveitar o Dia C para aprimorar essa estatística, pontuando a parcela cooperativista nesse montante?. O palestrante também é enfático ao destacar os benefícios sociais: ?A felicidade já é, nos dias de hoje, indicador de gestão. É fato que pessoas felizes produzem mais, e melhor?.
A gerente de Promoção Social do Sescoop, Maria Eugênia Ruiz Borba, virá a Teresina para o lançamento. De acordo com a gestora, a ideia é que as ações praticadas no Dia C se tornem projetos a serem desenvolvidos ao longo de todo o ano, tornando-se uma corrente do bem.