O candidato do PSTU a Prefeitura de Teresina, Daniel Solon, visitou hoje os professores e servidores em greve do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Ele manifestou apoio ao movimento que chega a 55 dias, assim como outras categorias em greve no serviço público federal. Daniel Solon foi acompanhado por militantes do PSTU, pela candidata a vice-prefeita, a bancária Solimar Silva, e pelo candidato a vereador, professor Marcos Lima, da rede estadual de ensino.
?Na UFPI e IFPI, além de outros órgãos federais como o INCRA, Ibama, Funasa, Agricultura, Fazenda, Justiça os servidores se mobilizam em defesa de um serviço público de qualidade, melhores condições de trabalho e melhores salários. O atendimento das reivindicações dos servidores é de interesse de toda a cidade de Teresina. Isso possibilitará melhores serviços públicos para toda a população, além de reverter a situação de arrocho salarial dos servidores no Governo Dilma, que ameaça cortar salários dos grevistas?, afirmou Daniel Solon. ?Defendemos que o governo Dilma abra imediatamente o canal de diálogo com os servidores e que atenda suas justas reivindicações?, completou.
De acordo com Daniel Solon, hoje a prefeitura de Teresina tem uma política de financiamento da expansão do ensino privado na cidade. ?A secretaria de Educação faz concurso entre estudantes onde a premiação é vaga em escola particular. O programa de melhoria de qualificação dos servidores públicos é na mesma lógica, de comprar vagas em faculdades particulares. Precisamos valorizar o ensino público em todos os níveis, valorizando também a UFPI, IFPI e UESPI que podem ser as instituições que garantam melhor investimento na formação dos servidores municipais. Nenhum dinheiro público deve ser investido na rede privada de Educação. Chega de incentivar a privatização da educação, e fechar escolas e creches públicas?, afirma Daniel Solon.
Hoje a tarde, Daniel Solon participa de reunião com a direção do partido sobre agenda do candidato para os próximos dias e preparação dos programas eleitorais de rádio e TV.