O novo Hospital do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) já possui previsão de R$ 5 milhões para o início de sua construção. Os recursos virão de emenda da deputada federal Rejane Dias, idealizadora do projeto, com o apoio do secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo.
A deputada vai destinar para o Hospital metade dos R$ 10 milhões que possui para obras e programas que, pela primeira vez, estão sendo antecipados para o início do ano. Até 2014, as emendas que os parlamentares têm direito eram alocadas no orçamento votado no final de cada ano e liberadas no ano subsequente.
O Hospital ainda está na fase de elaboração do projeto de implantação. “Nosso propósito é garantir que ele já tenha recursos para iniciar as obras. Mas, ainda vamos buscar recursos federais, de emendas de bancada e do Estado para que este sonho possa ser realizado”, comentou Rejane Dias.
O Hospital de Reabilitação é a fase final do Ceir, que já possui Serviço de Reabilitação, Centro de Diagnóstico completo e Oficina de Órtese e Prótese. A intenção é que pacientes com traumas que possam causar problemas de mobilidade, como acidentes neurológicos e ortopédicos, faça cirurgias no Hospital e iniciem a reabilitação quando ainda estiverem internados. “As possibilidades de recuperação são muito maiores. Milhares de pessoas serão beneficiadas”, ressaltou o secretário Mauro Eduardo.