A Assembleia Legislativa do Piauí aprovou ontem indicativo de Projeto de Lei do deputado Evaldo Gomes (PTC), que trata da criação de uma Secretaria de Prevenção à Dependência Química no Estado do Piauí.
A secretaria visa a criação de políticas preventivas de combate ao uso do fumo, bebidas alcoólicas e demais drogas; além de oferecer tratamento e reinserção àqueles que sofrem com o problema. A ação desta secretaria deve ser desenvolvida inclusive com parcerias entre o Estado e entidades privadas.
O parlamentar considera a criação da secretaria essencial e ressalta que a ação do Governo Estadual é indispensável na manutenção e condução das ações de prevenção e recuperação de pessoas que foram atingidas pelas drogas, devendo inclusive atuar junto ao público jovem, para evitar que seja atingido pela dependência química, pois todos sabem que nesta idade a pessoa torna-se mais vulnerável.
O parlamentar faz uma análise sociológica das causas e consequências do uso de entorpecentes e o reflexo negativo para a sociedade."Há tempos as famílias piauienses sofrem com a dependência química de seus jovens, adultos e, até crianças.
No entanto, essa anomalia social deixou de ser isolada, invadindo o seio familiar e passando a afetar a sociedade como um todo", destaca o parlamentar.