A Assembleia Legislativa do Piauí anunciou ontem os membros de cada comissão técnica da Casa. Mas o impasse continua quanto a escolha dos presidentes. A escolha dos nomes que irão presidir as comissões será realizada até a quinta-feira (13). Ontem foi lida em plenário a lista dos nomes dos membros titulares e suplentes. Os presidentes serão escolhidos por votação entre os próprios titulares de cada comissão, segundo informou o deputado Marden Menezes (PSDB).
O presidente da Casa, deputado Themístocles Filho (PMDB) pediu mas uma vez urgência para que os deputados concluam a formação das comissões e que a Assembleia possa iniciar a votação dos projetos.
O líder do PMDB na Casa, deputado Mauto Tapety ex-plicou que os nomes dos deputados que irão presidir as comissões ainda será definido em nova reunião de cada partido e depois comissão. Somente após a formação das comissões e a determinação de seus presidentes é que os projetos que já estão na Casa poderão ser votados.
A expectativa é de que na próxima terça-feira (18) já ocorra a primeira reunião da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) que é a primeira comissão pela qual a maioria dos projetos deve tramitar antes de serem votados em plenário. A formação das comissões, de acordo com o secretário da mesa, Marlon Freitas, obedece a a cálculo matemático que dá aos partidos ou blocos com maior número de deputados maior participação.
Desde o início do ano legislativo foram acumuladas 142 propostas apresentadas pelos próprios parlamentares e demais Poderes.