O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho (PMDB), coordenou ontem uma reunião entre deputados e representantes da população de José de Freitas. A audiência foi realizada a pedido de representantes do município e teve como objetivo procurar soluções para o problema do transporte na região da Grande Teresina. A população do município reivindica melhorias na qualidade do transporte e preço de passagem mais acessível. Os protestos culminaram com a queima de ônibus e fechamento da PI-113.
A formação de uma comissão para resolver a crise no sistema de transportes coletivos de José de Freitas foi um dos principais resultados da reunião. A comissão é formada pelo prefeito de José de Freitas, Josiel Batista (PSDC), o presidente da Câmara do município, Antônio Monteiro (PSDC), o presidente da Associação de Usuários de Ônibus, Celso Bezerra, os líderes do Movimento Acorda José de Freitas, Ana Sofia e Aerton Tingaúna, além de deputados estaduais.
O secretário estadual de Transportes, Avelino Neiva, disse que será realizada uma vistoria técnica na em-presa que faz a linha entre Teresina e José de Freitas. Ele assinalou que, se ficar comprovado que ela não tem condições de atender a população, será decretada uma intervenção na empresa.
O vereador José Luis Pereira (PDT) pediu a quebra do monopólio no sistema de transporte coletivo de José de Freitas, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população e de reduzir os valores das passagens, que, atualmente, são de R$ 4,60, a inteira, e de R$ 4,00, a meia.
O deputado Themístocles Filho disse que deve haver uma reunião com o secretário de Fazenda, Silvano Alencar, para saber o que o Governo pode fazer em relação a desoneração de impostos visando reduzir o valor da passagem de ônibus.