A Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) recebeu terça-feira (26) a relação dos deputados que vão integrar o colegiado até o final de 2014. Entre os 27 deputados brasileiros que integrarão o Parlasul, dois são piauienses: Paes Landim(PTB) e Hugo Napoleão(PSD). O órgão é composto, ainda, de 10 senadores brasileiros.
Com sede em Montevidéu, no Uruguai, o Parlasul se trata do órgão de representação civil da pluralidade ideológica e política dos povos dos países-membros do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
O deputado Paes Landim afirma que ?o Parlasul é o fórum onde se debatem as políticas do Mercosul. Antes que os governos dos países membros adotem medidas, assinem acordos, as discussões políticas devem ser feitas no Parlasul?. O parlamentar destaca ainda que o órgão tem como propósito, ?a promoção e defesa permanente da democracia, podendo ser um importante mediador e protagonista no processo de reconstrução da confiança mútua entre os membros fundadores do Mercosul.? Entre as primeiras ações dos parlamentares brasileiros indicados para o Parlasul estará o acompanhamento das eleições gerais e estaduais no Paraguai, previstas para 21 de abril deste ano.
O parlamentar paraguaio Ignacio Unzain Mendoza, presidente do Parlasul, visitou o Congresso Nacional brasileiro há duas semanas para oficializar o convite do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral do Paraguai para o Observatório da Democracia do Parlamento.
Unzain Mendoza afirmou que a ação tem objetivo de mostrar a transparência do sistema eleitoral paraguaio. ?A participação dos observadores é para legitimar as eleições paraguaias com transparência, dando legalidade ao processo para que as novas autoridades possam trabalhar pela integração do bloco o mais rápido possível.?