A reunião da bancada federal do Piauí em Brasília iniciou com explanação do prefeito de Teresina, Elmano Ferrer, sobre as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na capital piauiense. Além de relatar obras em andamentos e investimentos futuros o prefeito pediu ao apoio dos parlamentares aos projetos.
O PAC possui R$ 144 milhões em investimentos em Teresina, obras em execução. O prefeito Elmano destacou o desafio da regularização fundiária: mais de 55 mil imóveis estão em situação irregular. Como exemplo, ele citou diversas intervenções em vilas, como a Vila da Paz e Alto da Ressurreição.
Assentamentos verticais serão construídos. R$ 34 milhões serão investidos na construção de 640 novos apartamentos. Teresina terá ainda mais duas praças, nos bairros Santa Maria da Codipi e Esplanada. As licitações em andamento. "Com o Minha Casa Minha Vida, novas Teresina estão nascendo dentro da nossa capital", afirmou Elmano.
Teresina terá mais 11 creches. Sete quadras esportivas serão construídas e 11 serão reformadas nas escolas públicas municipais. Na área da Saúde, o prefeito destacou a execução da obra da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Renascença, que já está 49% executada, e de mais 13 unidades básicas de saúde.
No PAC Mobilidade Urbana, destaque para a implantação de 8 terminais de integração, 3 estações de transbordo e bicicletários/paraciclo; pavimentação asfáltica de diversas ruas e avenidas, como a Av. Pres. Jânio Quadros, prolongamento da Av. Sérgio Mota; duplicação da ponte JK; duplicação da Av. Josué de Moura Santos; .ais uma ponte, paralela à Ponte Wall Ferraz. Esses últimos investimentos dependem de operação de crédito junto ao BNDES.
Elmano Ferrer destacou a execução do projeto Lagoas do Norte, com diversas ações em andamento e convidou os parlamentares para visita às obras na próxima segunda-feira, dia 23, às 7h30. Dentre os investimentos previstos, está a ampliação do esgotamento sanitário para 6 mil domicílios; oito estações elevatórias de águas pluviais e dos canais.