Os três senadores e os dez deputados federais que integram a bancada federal piauiense no Congresso Nacional visitarão nesta segunda-feira o Programa Lagoas do Norte na companhia do prefeito Elmano Férrer, a partir das 7h30. A visita vai começar no Centro Integrado de Artes Matadouro (Teatro do Boi), obra que também faz parte do programa, que ao todo contempla investimentos de US$ 44,47 milhões financiados pelo Banco Mundial, com contrapartida da Prefeitura de Teresina, para beneficiar 13 comunidades e 110 mil famílias da zona Norte.
A Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação Geral elaborou uma exposição sobre as obras já executadas e sobre o cronograma de trabalhos a serem executados. Elmano Férrer destaca o Programa Lagoas do Norte como a maior intervenção urbanística já realizada em Teresina.
A primeira etapa do programa será concluída ainda este ano. Atualmente, estão sendo executadas 22 atividades que vão desde a reforma do Teatro do Boi ao alargamento da Avenida Rui Barbosa, melhorias habitacionais, transferência de animais silvestres, saneamento e limpeza das lagoas, urbanização do parque e iluminação das áreas.
O coordenador do programa, Raimundo Caminha, explica que o Programa Lagoas do Norte não se resume a obras. "Temos aqui um grande trabalho social, remoção de famílias, investimento em cultura, habitação, meio ambiente e educação", disse.
Um dos destaques do programa é o Parque Linear, que inclui praça monumental, anfiteatro, pista de cooper, pista de skate e outras áreas de lazer. O Parque Linear já está mudando o panorama da área com a obra no Teatro do Boi que possui investimentos de R$ 2,18 milhões para reforma da estrutura física da casa de espetáculos.