Com obras já iniciadas, a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Santa Maria da Codipi vai garantir o abastecimento regular para cerca de 200 mil pessoas. A previsão é que, em julho, a primeira etapa do empreendimento seja concluída, permitindo fornecer aos moradores 900 mil litros de água por hora, o que representa metade da capacidade da ETA.
A obra está sendo executada pelo Idepi (Instituto de Desenvolvimento do Piauí) com a cooperação técnica da Agespisa. No total, a estação terá capacidade para produzir 1.800 litros a cada hora, abastecendo também parte da zona Leste, como a região da Pedra Mole.
?Estamos empenhados em agilizar a conclusão da ETA e resolver todos os problemas de abastecimento da região.
Priorizamos uma das regiões que mais crescem na capital, por isso essa obra está sendo feita com recursos do tesouro estadual?, ressalta o governador Wilson Martins.
O novo sistema de abastecimento de água da região da Santa Maria da Codipi está orçado em R$ 42,8 milhões, recursos do Tesouro Estadual. No total, a ETA terá capacidade para tratar 1.800 mil litros por hora.
RESERVATÓRIO - O presidente da Agespisa, José Augusto Nunes, explica que, com a ETA concluída, não haverá demora em atender os moradores com a água produzida, uma vez que já há reservatórios e rede de distribuição na região. ?Faremos am-pliações da tubulação onde houver necessidade, levando água de qualidade para todos da região?, garante. Atualmente, a região é abastecida por meio de poços tubulares, que são insuficientes para atender a demanda.
Quem está na expectativa pela conclusão da Estação de Tratamento é a dona-de-casa Ivoneide Pereira, 46 anos, que mora no bairro há 13 anos. ?Estamos esperando muito que essa obra seja finalizada. Vai ser uma garantia de que os moradores não terão mais problemas de abastecimento?, disse.
NOVA ADUTORA - Ou- tro importante investimento da Agespisa para melhorar o abastecimento em Teresina é a implantação de uma segunda adutora de 3 mil metros ligando a ETA da zona Sul ao Centro de Reservação do Parque Piauí. Com essa obra, a Agespisa vai passar a distribuir mais 500 mil litros de água por segundo. Os recursos, no valor de R$ 11,6 milhões, também são do Governo do Estado.