Os petistas fizeram grande festa na noite dessa sexta-feira,19, com as presenças do vice-presidente José Alencar e do presidente Lula, ovacionados durante o ato de posse do novo diretório nacional do Partido dos Trabalhadores. Os governadores Wellington Dias (PI), Marcelo Deda (SE), Jacques Wagner (BA) e Ana Júlia (PA) também estavam presentes.
Na militância do Piauí, o pré-candidato ao governo do Estado, deputado Antônio José Medeiros, o deputado federal Nazareno Fonteles, o pré-candidato a deputado federal, Roberto John, Zefinha, Dudu, e várias lideranças sociais e comunitárias, conferiram a posse da secretária de Administração, Regina Sousa, no diretório nacional. No ano passado, o governador Wellington Dias e Marcelo Mascarenhas eram membros. Da nova direção, também fazem parte nomes como Ricardo Berzoini (reeleto presidente nacional do Partido), José Dirceu, Marta Suplicy e Tarso Genro.
Lula, que participa do encerramento do congresso neste sábado, quando segundo ele deverá convencer a militância da candidatura de Dilma, é necessário cada vez mais o entrosamento político e ideológico. "É necessário construir essa mesma amarração que existe entre os dirigentes políticos com os dirigentes sindicais e movimentos sociais", frisou, defendendo ainda o fortalecimento da integração política do nosso continente.
Quando sair da Presidência, garantiu que não vai querer mais disputar cargos no PT e deverá trabalhar fortemente pela integração da América Latina e a integração da Américado Sul com o continente africano.