Governador envia à Assembleia melhoria salarial para categorias

Governador envia à Assembleia melhoria salarial para categorias

Wilson Martins | Reprodução

O governador Wilson Martins enviou à Assembleia Legislativa do Piauí projetos de lei que estabelecem melhorias salariais e criam planos de carreiras para diversas categorias funcionais do Estado. Entre as que passarão a contar com um plano de carreira estão a Adapi e a Controladoria Geral do Estado. As melhorias nos ganhos alcançam categorias como os profissionais de saúde ? especialmente o não-médicos ?, além de mais de 800 professores que foram promovidos. Ele também está criando os cargos de Gestor Público e de Analista de Gestão e Orçamento, que implicará na realização de concurso.

No caso do setor de saúde, Wilson Martins autorizou o reajuste no valor pago nos plantões extras dos servidores da saúde. Com isso, atende a uma categoria essencial e também assegura o bom funcionamento das unidades de saúde na capital e interior, ?O Estado tem avançado muito em relação à valorização dos seus servidores. Neste ano, conseguimos implantar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores da saúde e com grande esforço fizemos o reajuste dos plantões ex- tras dos médicos, um reivindicação da categoria. Agora, esse reajuste irá contemplar também os servidores não médicos, resolvendo essa questão dos plantões ex- tras?, afirmou o governador.

Entre outras classes que tiveram reajuste diferenciado estão professores, policiais, servidores da Universidade Estadual. Na saúde, Wilson havia solicitado, em outubro, o estudo do impacto do reajuste para os plantões extras dos servidores não-médicos, categoria que ainda não havia sido contemplada no reajuste dos plantões extras.

O Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), aprovado este ano, contempla 31 categorias da Saúde. O PCCS tem impacto gradual no vencimento de cada trabalhador da Saúde. O reajuste chega a mais de 100% em algumas categorias.

Outro projeto é o que dá vantagens aos controladores. A CGE tem desempenhado papel decisivo no governo Wilson Martins, acompanhando os processos licitatórios e execução das obras, gerando importante economia para o Estado. Ainda na área administrativa, Wilson enviou para Alepi projeto de lei que cria os cargos de gestor público e analista de planejamento e orçamento, a serem preenchidos através de concurso público.

Os cargos já existem em 15 Estados brasileiros e na União, e têm o objetivo de profissionalizar a administração da máquina pública. ?Após a apreciação na Alepi, o próximo passo será a solicitação para a realização de concurso público?, explica Paulo Ivan, secretário de Administração.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES