As comemorações em homenagem aos 191 anos de Adesão do Piauí à Independência do Brasil, no dia 19 de outubro, aconteceram também em Teresina, com uma missa em Ação de Graças, na igreja Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva, Centro da Cidade.
Em seguida, o governador Wilson Martins recebeu personalidades piauienses em solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença, no Theatro 4 de Setembro.
A Ordem do Mérito Renascença é a mais alta comenda do Piauí e representa a gratidão e homenagem às pessoas que, durante sua história de vida, contribuíram com o desenvolvimento do Estado. Grão-mestre do ato solene, o governador Wilson Martins condecorou, com a entrega de insígnias e diplomas, 52 personalidades.
Os homenageados receberam os graus de Oficial, Cavaleiro, Comendador e Grande Oficial, entre eles vários artistas, educadores, vaqueiros, empresários, advogados, pesquisadores e pessoas reconhecidas pela cultura popular.
O vaqueiro Antônio Gomes da Silva, 74 anos, foi uma das personalidades que recebeu a comenda. O vaqueiro passou 49 anos de sua vida dedicados a correr atrás do gado com seu gibão de couro s se arriscando mato a dentro.
"Foi a profissão que escolhi para mim, sou muito orgulhoso dela, e hoje estou muito feliz de está recebendo essa medalha, que para mim é o reconhecimento de anos de uma profissão que representa a cultura piauiense" , disse o homenageado.
Na ocasião, o governador fez um resgate histórico da independência do Piauí e, também, lembrou às diversas conquistas de desenvolvimento do Estado, como o crescimento na erradicação da pobreza, diminuição dos índices de analfabetismo, melhorias do sistema de saúde e educação, e a classificação do Piauí como o Estado menos violento da Federação
. "Essa medalha é o reconhecimento do povo do Piauí a todos que fizeram ou fazem algo importante e que orgulha a todos nós piauienses. O Piauí tem muito que comemorar, estamos vivendo um momento onde os nossos sonhos e desejos estão sendo conquistados e com a força do trabalho e da vontade de todos nós é possível construir um Piauí cada vez melhor", disse o governador.