A ADAPI (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí) encontra-se em greve, desde o dia 08 de março de 2010. Escritórios de todo o estado encontram-se com seus funcionários em greve. No momento, praticamente 90%(noventa por cento) dos escritórios do estado estão parados.
Os funcionários do órgão estão tentando negociar com o governo desde, Outubro de 2009, mas até o momento não houve abertura por parte do estado. Os servidores grevistas estão lutando pelas seguintes reivindicações:
* Adicional na gratificação de fiscais e técnicos;
* Implantação do plano de cargos e salários e vencimentos (PCSV);
* Melhorias na infra-estrutura do órgão;
* Garantia de suporte policial às atividades de fiscalização;
* Pagamento de retroativo da gratificação de insalubridade.
Com o advento da greve o estado vem tendo muitos prejuízos no âmbito agropecuário, pois as barreiras que dividem o estado do Piauí com os outros estados vizinhos, estão todas abertas. Ou seja os caminhões portando animais, vegetais e outras cargas que requerem fiscalizações constantes estão entrando em nosso estado livremente, correndo o risco até de trazer a aftosa para o rebanho bovino de nosso estado.
Ontem mesmo (15/03), em discurso realizado na Assembléia Legislativa do Piauí.O Deputado João Mádison (PMDB), discursou pedindo que os governistas negociem o fim da grave na Adapi, pois segundo ele caso a greve não chegue ao fim, a maior prejudicada será a agropecuária piauiense.