O senador Heráclito Fortes (DEM) é o piauiense que mais faltou a sessões deliberativas em 2009. Levantamento feito pelo site Congresso em Foco mostra que o democrata faltou 21 sessões, sendo duas sem justificativa, chegando a um total de ausências de 17,4%. Das 121 sessões no ano passado, o senador participou de 100.
A maioria das faltas de Heráclito Fortes foi motivada por participações em missões oficiais, foram 12. O senador foi presidente da Comissão de Relações Exteriores até 2008. No ano do levantamento, assumiu a 1ª Secretaria da Mesa do Senado Federal. Outras quatro ausências foram justificadas por licença médica e mais três por interesse particular acatados pela direção do Senado.
O mais assíduo entre os piauienses é o senador Mão Santa (PSC) que faltou apenas sete sessões, todas justificadas, seu índice de ausência foi de 5,8%. João Vicente Claudino (PTB) aparece com 14 faltas, quatro injustificadas, com índice de ausência que chegou a 11,6%. O levantamento foi feito com base nos Diários do Senado considerando as sessões de 10 de fevereiro a 22 de dezembro de 2009.