Volta a tomar fôlego a candidatura de Ciro Nogueira (PP/PI) para a presidência da Câmara. Isso porque o senador José Sarney (PMDB/AP) está tentando ampliar seu apoio junto ao PSDB na disputa com Tião Viana (PT/AC). Do seu gabinete, Sarney conversa ao telefone com parlamentares em seus estados e, ontem à noite, se reuniu, em sua residência, com o senador Tasso Jereissati (PSDB/CE). No entanto, Sarney exige unidade, não quer bater chapa com Viana.
E o que isso tem a ver com a eleição na Câmara? A candidatura de José Sarney pode enfraquecer Michel Temer, na avaliação de parlamentares que apoiam os deputados Ciro Nogueira e Aldo Rebelo (PCdoB/SP). Isso porque o PT poderia trair o presidente do PMDB para evitar que o partido assuma o controle das duas Casas Legislativas.
Apesar do apoio formal de doze partidos a candidatura de Michel Temer, é preciso intensificar a campanha para não evitar traições, já que o voto é secreto na Câmara. "Queremos liquidar essa fatura no primeiro turno", garantiu hoje o líder do PR, deputado Luciano Castro, acrescentando que o momento é de muito cuidado. Em sua bancada, por exemplo, dos 42 deputados, oito estão fechados com a candidatura de Ciro Nogueira.