Justiça decreta ilegalidade da greve dos médicos em Teresina e agentes penitenciários no Piauí

Justiça decreta ilegalidade da greve dos médicos em Teresina e agentes penitenciários no Piauí

Desembargador José Francisco do Nascimento deu parecer favorável ao Município | Divulgação

O desembargador José Francisco do Nascimento deu parecer favorável ao Município e considerou ilegal o movimento grevista iniciado pela classe médica em Teresina. A decisão judicial foi publicada nesta sexta, dia 30. Na mesma decisão, o magistrado estabeleceu multa diária de R$ 20 mil ao Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí por dia de atraso no cumprimento da determinação.

A decisão destacou que o movimento grevista não pode continuar, mesmo que a Constituição Federal assegure aos servidores públicos o direito de greve (artigo 37, inciso VII), uma vez que a decisão acaba entrando em contrariedade com o direito à saúde e o direito à vida.

A decisão está embasada no artigo 11 da Lei 7.783/1989, a qual destaca que são necessidades inadiáveis da comunidade aquelas que, caso não atendidas, coloquem em riso a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população.

Diz a decisão: ?resta evidente a necessidade de que venha o princípio da supremacia do interesse público que se aplica ao caso analisado, já que a finalidade buscada vem a ser o alcance do interesse coletivo, bem como que sejam asseguradas garantias constitucionais, em que deve se considerar a superioridade do interesse público em relação ao interesse individual, a fim de invalidar o movimento grevista?.

De acordo com o procurador geral do Município, José Wilson Ferreira, ?a decisão assegura a normalidade dos serviços de saúde da capital, evita prejuízos à população, decreta a continuidade do serviço público e restabelece a manutenção do direito à saúde?.

AGENTES PENITENCIÁRIOS

O Tribunal de Justiça do Piauí também decretou nesta sexta, dia 30, a ilegalidade da greve dos agentes penitenciários do Piauí. O TJ-PI determinou ainda que o Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores Administrativos das Secretarias da Justiça e de Segurança Pública do Estado do Piauí (Sinpoljuspi) da categoria organiza o retorno imediato dos agentes penitenciários aos presídios sob pena de pagamento de multa diária no valor de R$ 30 mil.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES