O plenário da Assembleia Legislativa do Piauí elegeu na manhã desta sexta, dia 27, em sessão extraordinária, a secretária estadual de Saúde e primeira dama Lilian Martins para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Dos 29 votos, Lilian recebeu 25 e venceu a eleição no primeiro turno; o candidato Zózimo Tavares recebeu 3; Arimateia Dantas 1. Ao todo, 14 nomes disputaram a eleição para o TCE. O deputado estadual Antônio Uchoa não compareceu à sessão e não participou da votação na AL.
Ela afirmou que atende aos critérios exigidos na Constituição Federal e, em igualdade, colocou seu nome à disposição dos parlamentares para ocupar a vaga no TCE, aberta com a morte do conselheiro Xavier Neto. ?Eu gostaria que vocês me vissem, antes de ser mulher de alguém, o que sou com muito orgulho, que me vissem como a profissional que sou e dentro de um regime democrático que vivemos estou aqui em pé de igualdade com todos. Me submeti e me submeto a todas as regras que regem a escolha dos conselheiros do Tribunal de Contas. Sem nenhuma vantagem?, disse Lilian.
?Eu tenho consciência do que me espera no TCE. A minha permanência naquela Casa vai de acordo com os valores, com o regimento, que tenho amplo conhecimento. Eu sou advogada, tenho formação jurídica, uma formação em enfermagem, sou especialista em direito processual civil, não sou uma pessoa sem conhecimento que possa ser colocada em um lugar sem conhecimento. Eu tenho conhecimento de todos os trâmites da fiscalização. Então, se estou aqui hoje é porque estou preparada?, completou Lilian.
Lilian Martins sabe e ressaltou que não vai julgar as contas dos órgãos aos quais manteve relação direta antes de ser eleita conselheira, bem como a relação com o governador Wilson Martins o impede de julgar as contas do Governo do Estado. Para tanto, fará uso dos institutos do impedimento e da suspeição. ?Se fosse para julgar as contas da Assembleia, da Secretaria de Saúde ou do Governo do Estado eu me colocaria em suspeição. Eu sou uma pessoa equilibrada e nesse momento o mais importante é que eu possa ajudar o Piauí como conselheira do Tribunal de Contas?, afirmou Lilian.
O nome de Lilian Martins será enviado agora para o presidente do TCE, conselheiro Kennedy Barros. Ela precisa pedir demissão de cargo concursado na Prefeitura de Teresina e pedir exoneração do cargo de secretária estadual de Saúde.
CORREÇÃO
A conselheira eleita Lílian Martins não é a primeira mulher a ocupar espaço na corte de contas, como divulgado ontem no Portal Meio Norte. Desde 18/12/2003, o TCE tem na sua composição a conselheira Waltania Maria Alvarenga, representando o Ministério Publico de Contas na vaga constitucionalmente destinada a categoria dos procuradores. Waltania Alvarenga hoje é vice-presidente do TCE.