O Ministério da Educação deve enviar R$ 40 milhões para programas do órgão no Piauí. Com isto, o Governo poderá ter folga no Tesouro do Estado para cumprir as reivindicações dos professores grevistas e, possivelmente, se encerrar a greve da categoria que já dura três meses. A negociação ocorreu na manhã de ontem, em uma reunião com o diretor de Programas do Ministério da Educação (MEC), Romeu Caput, e técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com bancada petista na Assembleia Legislativa e o secretário de Educação, Átila Lira.
O encontro foi solicitado pela deputada Rejane Dias e o senador Wellington Dias após a manutenção da greve dos professores após o governo aprovar na Alepi uma proposta de aumento, há uma semana, inferior aos 22% exigidos pela categoria. ?O governo nos informou que poderia ter problemas até legais de acatasse os 22%. Mas como os professores mantiveram a greve, após o projeto ter sido votado, o ideal era voltar buscar novas saídas, como fez Wilson neste final de semana, e como estamos tentando agora, junto ao Ministério da Educação. No governo Wellington conseguimos um acordo parecido para aumentar os salários dos professores, o que gerou a criação do Fundebinho?, lembrou a deputada estadual Rejane Dias.
Integraram a comitiva petista os deputados estaduais Fábio Novo, João de Deus e Rejane Dias, além do senador Wellington Dias, que articulou o encontro. Porém, foi adiado o encontro que ocorreria no início da noite com o ministro Aloísio Mercadante, que foi chamado para reunião na Presidência da República. A bancada tenta agendar novo encontro para hoje (09) para discutir outros temas referentes à Educação. ?Em relação ao recursos, o diretor e os técnicos declararam que já está acertado?, finalizou a deputada Rejane.
Os recursos serão acrescentados ao PAR (Programa de Ação Articulada), onde também serão aplicados em obras e equipamentos que seriam custeados com recursos do Tesouro Nacional, do contrato de empréstimo BNDES/BNB e do contrato de empréstimo com o Banco Mundial.