Cerca de 1500 pessoas realizaram neste domingo, dia 11, a segunda fase do XV Exame Unificado de Ordem, realizado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), por meio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O certame teve 1507 inscritos, distribuídos nas cidades de Teresina, Picos, Floriano e Parnaíba. Houve a ausência de 41 pessoas.
A prova, com quatro questões escritas discursivas e uma peça profissional, teve início ao meio-dia, horário local, e aconteceu dentro da normalidade no Piauí, com duração de cinco horas. Esta fase é de caráter eliminatório e o candidato opta por uma das áreas do direito no ato da inscrição: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual.
Em Teresina, a prova foi aplicada no Centro Universitário Uninovafapi, onde 1267 pessoas realizaram o Exame, enquanto 33 faltaram à prova. No município de Picos, o certame aconteceu no Instituto Monsenhor Hipólito, e contou com 77 candidatos presentes e 03 ausentes.
Em Parnaíba, 04 faltaram à prova, enquanto 74 compareceram ao Campus da Universidade Federal do Piauí e realizaram o Exame. Em Floriano, apenas um candidato faltou ao exame e 69 candidatos estiveram presentes.
A Comissão de Exame de Ordem da OAB-PI, formada pelos advogados Rafael Sérvio, Adriano Mendes, Rozemberg Pierson, Luiz Alberto Júnior e Leonardo Andrade, esteve presente durante toda a aplicação da prova, acompanhando o andamento do certame.
O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Podem realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou do nono e décimo semestres. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme estabelece o artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994.
O resultado preliminar da segunda fase será divulgado no dia 3 de fevereiro, e o final, após a apreciação de recursos, no dia 24 de fevereiro.