Piauí recebe alemães interessados em investir em ferrovias no Estado

Piauí recebe alemães interessados em investir em ferrovias no Estado

Um grupo de empresários alemães da empresa Tüv Süd Division Rail esteve ontem na Secretaria Estadual dos Transportes (Setrans) manifestando interesse em participar dos processos licitatórios de ferrovias do Piauí. O interesse dos alemães foi despertado pela possibilidade de inclusão do Piauí no Programa de Investimentos em Rodovias e Ferrovias do Governo Federal. O Programa tem assegurado nada menos que R$ 133 bilhões para investir na am- pliação e modernização do setor de transportes em escala nacional.

Segundo o secretário da Setrans, Avelino Neiva, o governador Wilson Martins já solicitou audiência junto à Empresa Brasileira de Logística (EPL) para garantir a inclusão do Estado no Programa de Investimentos em Ferrovias que conta com recursos diretos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). A expectativa é que a reunião para tratar das ferrovias aconteça ainda em maio.

?Passamos boa parte desta manhã discutindo com um grupo empresarial da Alemanha a respeito de ferrovias. Eles estão interessados em participar dos processos licitatórios das ferrovias do Estado que venham a ser abertos.

Mostramos a eles a estrutura que temos atualmente e a proposta de recuperação e expansão do setor. O interesse destes empresários só confirma o potencial das ferrovias do Piauí?, ressalta o secretário.

Outro ponto destacado por Avelino Neiva é que o Piauí merece uma alternativa ferroviária à Transnordestina. ?O nosso entendimento é que nós precisamos ter uma opção dentro do Estado para as ferrovias além da Transnordestina. Não é justo que o Piauí seja apenas fornecedor de matéria prima para os outros estados como Ceará e Pernambuco. Precisamos ter uma alternativa aqui, recuperar as nossas ferrovias e também integrar os sistemas de transporte dentro do Estado?, afirma.

Dentro da política de investimentos em infraestrutura, além das ferrovias, o Governo do Estado já apresentou para a EPL projetos para a integração modal ferrovia-hidrovia no Piauí. Inicialmente, a proposta é fazer uma ligação entre o transporte ferroviário e a hidrovia do Parnaíba. Técnico da EPL visitou recentemente o Estado analisando a viabilidade do empreendimento. A prioridade é a recuperação da linha férrea já existente entre Teresina e o litoral.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES