Um grupo de empresários alemães da empresa Tüv Süd Division Rail esteve ontem na Secretaria Estadual dos Transportes (Setrans) manifestando interesse em participar dos processos licitatórios de ferrovias do Piauí. O interesse dos alemães foi despertado pela possibilidade de inclusão do Piauí no Programa de Investimentos em Rodovias e Ferrovias do Governo Federal. O Programa tem assegurado nada menos que R$ 133 bilhões para investir na am- pliação e modernização do setor de transportes em escala nacional.
Segundo o secretário da Setrans, Avelino Neiva, o governador Wilson Martins já solicitou audiência junto à Empresa Brasileira de Logística (EPL) para garantir a inclusão do Estado no Programa de Investimentos em Ferrovias que conta com recursos diretos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). A expectativa é que a reunião para tratar das ferrovias aconteça ainda em maio.
?Passamos boa parte desta manhã discutindo com um grupo empresarial da Alemanha a respeito de ferrovias. Eles estão interessados em participar dos processos licitatórios das ferrovias do Estado que venham a ser abertos.
Mostramos a eles a estrutura que temos atualmente e a proposta de recuperação e expansão do setor. O interesse destes empresários só confirma o potencial das ferrovias do Piauí?, ressalta o secretário.
Outro ponto destacado por Avelino Neiva é que o Piauí merece uma alternativa ferroviária à Transnordestina. ?O nosso entendimento é que nós precisamos ter uma opção dentro do Estado para as ferrovias além da Transnordestina. Não é justo que o Piauí seja apenas fornecedor de matéria prima para os outros estados como Ceará e Pernambuco. Precisamos ter uma alternativa aqui, recuperar as nossas ferrovias e também integrar os sistemas de transporte dentro do Estado?, afirma.
Dentro da política de investimentos em infraestrutura, além das ferrovias, o Governo do Estado já apresentou para a EPL projetos para a integração modal ferrovia-hidrovia no Piauí. Inicialmente, a proposta é fazer uma ligação entre o transporte ferroviário e a hidrovia do Parnaíba. Técnico da EPL visitou recentemente o Estado analisando a viabilidade do empreendimento. A prioridade é a recuperação da linha férrea já existente entre Teresina e o litoral.