A Prefeitura Municipal de Teresina vai enviar, ainda esta semana, para a Câmara, um Projeto de Lei que prevê a criação de quatro novos cargos efetivos na estrutura administrativa do município por meio de concurso público previsto para 2014.
Os novos cargos serão: Fiscal de Serviços Públicos, Técnico do Tesouro Municipal, Analista em Gestão Pública e Analista de Orçamento e Finanças Públicas. Segundo a Secretaria Municipal de Administração (Sema), a iniciativa se deve a uma carência da Prefeitura em obter profissionais capacitados na área de planejamento financeiro e desenvolvimento de políticas públicas, além de uma melhor fiscalização no cumprimento do Código de Postura do Município.
De acordo com o secretário municipal de administração, Charlles Max, a ocupação dos cargos através de concurso vai gerar para a Prefeitura uma capacitação nos seus quadros, melhorando setores relacionados às políticas públicas, finanças e a fiscalização das práticas desenvolvidas pelo município. ?A Prefeitura de Teresina deseja profissionalizar sua estrutura, dando um salto de qualidade e competitividade entre as capitais do Nordeste, para isso o concurso vai garantir a melhoria desse serviço?, explica Charlles.
Entenda os novos cargos na PMT
Analista de Orçamento e Finanças Públicas ? Será responsável pelo setor financeiro e orçamentário; exercerá, desenvolverá, acompanhará e avaliará a programação financeira do município. Prestará assistência aos responsáveis pelo sistema de administração financeira, de controle interno, de administração de despesa de pessoal do município e de modernização, entre outros.
Analista em Gestão Pública - Irá desempenhar atribuições que envolvam as atividades de planejamento e avaliação de políticas públicas, assessoramento e gestão administrativa no âmbito da administração pública municipal.
Técnico do Tesouro Municipal - Atendimento ao público, presencial e por telefone; consulta e levantamento de débitos fiscais; análise e conferência de autos processuais; consulta e andamento de processos; recebimento, conferência e controle de material de expediente; execução de tarefas de arrecadação de tributos municipais e emissão de documentos fiscais ou de arrecadação, necessários a cada operação, entre outros.
Fiscal de Serviços Públicos - Desempenhará atribuições que envolvam o planejamento, execução, assessoramento e avaliação de atividades inerentes a fiscalização de obras, postura sanitárias, transportes, trânsito, pavimentação, galerias e outros serviços.
O número de vagas e a remuneração dos cargos serão divulgados no Projeto de Lei que será enviado posteriormente para a Câmara.