O vereador Venâncio Cardoso vai se filiar ao PT. A filiação encerra a resistência de petistas à filiação de novos nomes na chapa do partido para a Câmara de Teresina. Venâncio tem origem no PT. Já foi filiado ao partido em Teresina. É filho da conselheira e ex-deputada Flora Izabel. O histórico familiar pesou no retorno à sigla, mas o que foi decisivo mesmo foi o apoio do governador Rafael Fonteles e do ministro Wellington Dias.
Venâncio esteve à frente da campanha de Rafael. Realizou diversas reuniões, participou de caminhadas e carreatas e faz parte dos que trabalharam para o desempenho eleitoral do governador em Teresina, decisivo na vitória no Piauí.
Além disso, o PT entendeu que precisa ter musculatura na chapa proporcional para aumentar sua bancada, atualmente de três vereadores, e para fortalecer o candidato do partido a prefeito de Teresina. Venâncio foi o primeiro vereador a declarar apoio a Fábio Novo. Depois vieram Elzuila Calisto e Dudu.
Venâncio está no PSDB. Ele se tornou tucano por conta do ex-prefeito Firmino Filho, de quem foi secretário de Desenvolvimento Econômico. Sem Firmino, o vereador volta pra casa: o PT.