Rejane Dias quer ação no STF para manter concurso para cartórios de Teresina

Rejane Dias quer ação no STF para manter concurso para cartórios de Teresina

Rejane Dias vai acionar STF contra derrubada de veto na Assembleia | Divulgação

A deputada estadual Rejane Dais (PT) vai protocolar na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pedido para que a entidade ingresse com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o artigo na lei dos cartórios que impede o concurso público para vagas de tabelião em Teresina.

O veto do governador Wilson Martins (PSB) a este dispositivo foi derrubado ontem pelo plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), sem a presença da deputada, por imprevisto com a saúde de um membro da família. Com a derrubada, o artigo volta a ter validade e nove vagas das 19 destinadas a Teresina não poderão ser preenchidas pelo concurso previsto pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).

?Na prática, o serviço cartorário oferecido na capital, que é alvo constante e unânime de reclamação, continua da mesma forma. Os atuais ocupantes continuam dominando a mesma jurisdição e prestando o mesmo atendimento?, afirmou Rejane.

Porém, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o STF determinam que toda vez que houver vacância, o que é o caso dos cartórios de Teresina, elas sejam preenchidas apenas por concurso público. Os cartórios que acumulam vagas não tem direito adquirido.

?Com base nestes entendimentos, solicitamos à OAB que ingresse com a Adin e acreditamos que o pleito será atendido, pois o STF e CNJ já tomaram decisões neste sentido?, completou Rejane.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES