A redução do número de deputados federais e estaduais gerou um bate-boca da bancada do Amazonas com o deputado Júlio César Lima na Câmara Federal na sessão de ontem (29). Os deputados do Estado do Amazonas querem aumentar o número de deputados estaduais e federais fazendo uma comparação com o Piauí, alegando que ele tem 360 mil habitantes a mais que o Piauí.
O deputado Júlio César destacou que no Tribunal Superior Eleitoral já tem decisão pela irredutibilidade das bancadas dos estados. A Assembleia Legislativa do Amazonas pediu a revisão do número de deputados estaduais e federais alegando o número da população. O Piauí perderia dois deputados federais e três estaduais, se vigorar a pretensão dos parlamentares amazonenses.
O bate boca foi gerado pelos deputados Silas Câmara (PSC) e Rebecca Garcia (PP) que defendem o aumento do número de deputados para o Estado de Amazonas, mas em detrimento de uma redução de parlamentares na bancada do Piauí.
?Eles me afrontaram porque apresentei dados sócio-econômicos que justificam o aumento no número de habitantes, causado pela renúncia fiscal da zona franca de Manaus, que atrai população. No entanto, nós temos no Piauí, 217 mil eleitores a mais que o Amazonas. E o que vale é o número de eleitores, o voto?, argumentou Júlio César, pedindo para registrar os dados nos anais da Câmara Federal, durante a sessão de ontem.
Para Júlio César, o argumento dos deputados amazonenses são frágeis e inconsistentes. ?Eles sempre comparam com o Piauí e até escreveram o nome do Estado errado na petição. Botaram Piaiuí, já que queriam elevar o número de deputados deles e reduzir o nosso. Quando foi criada a zona franca de Manaus, em 1967, o Piauí tinha o dobro da população do Amazonas, mas ao longo das décadas a população deles foi crescendo, mas não tem o número de eleitores suficiente para pedir revisão e, além do mais, o TSE decidiu para irredutibilidade das bancadas?, finalizou o parlamentar piauiense.