A Câmara Municipal de Teresina retomou ontem as atividades parlamentares após o recesso na Casa Legislativa. Os trabalhos do segundo semestre foram iniciados durante sessão ordinária realizada no plenário vereador José Ommati.
Na oportunidade, o presidente da CMT, vereador Rodrigo Martins (PSB), anunciou ações a serem implantadas ainda este ano, como digitalização de documentos, informatização, TV interna e convocação de concursados.
A sessão realizada ontem contou com a presença dos 29 vereadores em plenário. Segundo o presidente da Câmara, não há projetos pendentes do 1º semestre em pauta. "Esgotamos a pauta antes de entrar no recesso para evitar o acúmulo de trabalho, reflexo da frequência dos colegas, que reduziram e até zeraram as faltas não justificadas", ressalta Rodrigo Martins, que determinou corte na folha salarial de parlamentares e servidores faltosos.
Rodrigo Martins destaca ainda debates e votações importantes neste período. "Estaremos atentos à votação do Plano Plurianual (PPA), que abre discussão sobre obras e orçamento para os próximos quatro anos, além de um seminário, a ser realizado nesta Casa, que irá debater questões importantes referentes ao trânsito da capital", afirma o presidente da CMT.
O chefe do Legislativo municipal também citou investimentos para o segundo semestre que, segundo ele, serão possíveis devido à economia que a atual gestão tem feito ao longo dos meses. "Tivemos que reduzir despesas e apertar o cinto por conta do orçamento.
A intenção é investir na digitalização dos documentos da Câmara, desde do protocolo ao ponto dos vereadores, e assim utilizaremos menos papel, favorecendo o acesso da população e dando mais transparência aos atos do Legislativo. Outra ação é instalar um canal interno como projeto embrionário para a TV Câmara", lista.
CONCURSADOS - A Câmara continua a convocar classificados no último concurso público realizado pela Casa. O servidor Ítalo de Moura Saraiva foi nomeado nesta quinta-feira, no gabinete da Presidência, e vai iniciar os trabalhos junto ao Departamento Administrativo. "Outro aprovado já foi convocado e deve comparecer dentro do prazo estabelecido em Lei", disse.