O ex-ministro João Henrique de Almeida Sousa disse que tem trabalhado para a união no seu partido, mas não descarta uma definição em convenção no PMDB. "Tenho torcido demais por essa unidade, e nós estivemos muito próximo dela. Agora, concordo que se não encontrarmos vamos à disputa para ver quem ganha no partido", disse João Henrique.
O ex-ministro não culpou a desunião exclusivamente ao senador Mão Santa. "Eu não diria que tudo é fruto de uma pessoa, aqui e ali cabe a um de nós termos coisas a favor e contrariar. É provável que nós vamos ter uma chapa onde a vencedora assumirá o candidato do PMDB", afirmou João Henrique.
Ele ainda reafirmou sua condição de disputar uma vaga ao Senado, se couber ao seu partido a indicação de tal vaga nas eleições 2010. "Minha postulação a Câmara Federal se dá a partir do momento que o PMDB venha a ter essa vaga. Se couber ao partido a vaga de senador eu pretendo ir a convenção para disputar essa vaga. Se eventualmente o senador Mão Santa quiser disputar o mandato vai a convenção comigo. Eu irei disputar a vaga de senador, só não irei se essa vaga não couber ao PMDB", disse João Henrique.