Teresina será sede nos próximos três dias do Fórum Nacional de Juizados Especiais ? Fonaje reunindo todos os dirigentes de juizados especiais cíveis e criminais, trazendo à cidade as últimas palavras em mediação e conciliação. O fórum trás como tema ?Juizados Especiais: Estruturação do Sistema?.
O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Edvaldo Moura, abriu o evento na noite de ontem voltando a firmar seu entusiasmo pela cultura da mediação e da pacificação, não só como solução para o problema da celeridade dos trâmites processuais, mas também como agente transformador da cultura e da democracia na sociedade moderna no País. O presidente nacional do Fonaje, Joaquim Domingos de Almeida Neto e o coordenador local do fórum, desembargador José James, falaram da promoção do intercâmbio de experiências e ideias, acreditando na melhoria das práticas e funcionamentos do JECCs por todo Brasil.
O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), desembargador Henrique Nelson Calandra, discursou em nome dos homenageados do evento, citando a importância da valorização do trabalho dos magistrados como incentivo e reconhecimento para com uma profissão que muitas vezes pode custar o preço de uma vida.
No seu pronunciamento, Calandra destacou que acompanhou a instalação e a criação do primeiro Juizado Especial no Brasil. ?Trabalhei na elaboração dos primeiros passos desse movimento. Fico feliz por ver que a jornada tão longa tem atendido de modo muito eficiente à população brasileira. O melhor setor avaliado dentro do Poder Judiciário é o Juizado Especial, e Teresina é um polo novo de desenvolvimento brasileiro, com grandes índices de trabalho e produção em todos os setores, uma cidade que recebe o movimento de braços abertos?, disse Calandra.
HOMENAGENS - Receberam a insígnia Colar do Mérito Judiciário do Tribunal de Justiça o ministro Marco Aurélio Buzzi e o desembargador Jamil de Miranda Gedeon Neto, do TJ-MA. Com a Medalha do Mérito Conselheiro Coelho Rodrigues, da Amapi, foi agraciado o desembargador Henrique Nelson Calandra. O Capitão-de-Fragata Paulo Maurício Rodrigues de Sousa e o dr. Renato Araribóia de Britto bacelar receberam a Medalha Helvídio Clementino de Aguiar, também da AMAPI. Os desembargadores Eulália Pinheiro, Sebastião Martins, Fernando Mendes, José James Pereira e o juiz auxiliar da presidência do TJPI, José Vidal de Freitas Filho receberam a Medalha do Mérito da Justiça Itinerante Desembargador Berilo Pereira da Mota.
PALESTRAS - Abrindo o ciclo de palestras, o ministro Marco Aurélio Buzzi discorreu sobre importância dos JECCs na atual conjuntura do Judiciário brasileiro, seus desdobramentos e aperfeiçoamentos; a criação de novos paradigmas e visões em relação à cultura da conciliação.