O prefeito Firmino Filho (PSDB) anunciou ontem, após desembarcar em Teresina vindo de Brasília, que a capital piauiense receberá 37 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), totalizando investimento de R$ 24 milhões conseguidos junto ao Governo Federal através de emenda da bancada federal piauiense por iniciativa do deputado federal Assis Carvalho (PT), que participou das reuniões nos ministérios em Brasília juntamente com o secretário municipal de Planejamento, Washington Bonfim.
Os R$ 24 milhões representam invesvimento semelhante ao que foi realizado para a construção do Hospital de Urgências de Teresina (HUT), maior unidade de saúde do Estado. O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luís Lobão, comemorou o anúncio e destacou que o atendimento de saúde dos teresinenses ganhará um reforço importante com as novas unidades, sobretudo a Estratégia de Saúde da Família, antigo PSF. ?São obras que chegarão em boa hora e será um reforço importante para a atenção básica, tanto em termos de resolutividade, quanto em humanização e atendimento?, comentou Lobão.
Assis Carvalho garantiu os recursos para as UBS atuando na Comissão Mista do Orçamento no Congresso Nacional.
?Com melhor estrutura de postos de saúde e as medidas que o Governo Federal anunciou para levar mais profissionais de saúde ao interior, esperamos melhorar a qualidade do atendimento nos municípios na atenção básica, onde se faz saúde preventiva e se resolve a maioria dos casos, evitando que doenças evoluam e que os pacientes necessitem de atendimento em alta complexidade?, disse o parlamentar do PT.
As UBS são alternativas que estão sendo adotadas pelo Governo Federal para reduzir a lotação das unidades de saúde em casos que podem ser resolvidos sem a necessidade de encaminhamentos para hospitais. Nelas, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem realizar consultas médicas, curativos, tratamentos odontológicos, tomar vacinas, coletar exames laboratoriais e ser atendido por profissionais dependendo do quadro que o paciente apresentar.
As UBS serão construídas em todas as regiões da cidade. A Prefeitura tenta também viabilizar recursos para reforma de outras 17 UBS e a ampliação de outras seis unidades em Teresina.