A Secretaria de Planejamento (Seplan) vai ouvir do Vale do Sambito que propostas econômicas poderão ser incorporadas ao Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (PDES).
Na 8ª rodada do fórum "Piauí 2050: O futuro que a gente quer", a sociedade daquele território vai apontar quais são suas prioridades, considerando suas vocações e potencialidades. O fórum será realizado no Colégio Santo Antônio, no município de Valença.
Composto por 15 municípios, o Vale do Sambito destaca-se pelo turismo religioso, com a peregrinação ao Santuário Santa Cruz dos Milagres, que atrai romeiros de todo o Brasil.
Atividades econômicas, como agricultura familiar, com o cultivo da mandioca, caju, horticultura e fruticultura irrigada, além da apicultura e ovinocaprinocultura também são segmentos relevantes para a região.
Para o secretário de Planejamento, Cezar Fortes, nas rodadas anteriores, observa-se a valorização pela identidade local, o que é significativo na construção do Plano.
"As pessoas têm uma visão macro, mas sem esquecer suas especificidades, suas raízes, o que é bastante positivo, já que estamos construindo um Plano em parceria com os piauienses, com as suas necessidades, seus desejos e an- seios", ressalta.
Fortes explica ainda que a educação é convergência entre todos os territórios, mostrando seu papel estratégico para o desenvolvimento. Por isso, na elaboração do Plano, a educação é posta em duas linhas de trabalho, como capital humano, para atração de investimentos, e na formulação de políticas públicas e programa de desenvolvimento econômico.