Wellington acerta 1ª Cúpula da Aliança Global Contra Fome no Catar em 2025

Evento será realizado em conjunto com a Cúpula Mundial Sobre Desenvolvimento Social da ONU

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, anunciou neste sábado (7) a realização da 1ª Cúpula da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza em Doha, Catar, em novembro de 2025. A cúpula ocorrerá paralelamente à Cúpula Mundial Sobre Desenvolvimento Social da ONU e reunirá líderes globais para discutir estratégias de combate à fome, pobreza e desigualdades. A parceria com o Catar reforça o compromisso de ambos os países em buscar soluções sustentáveis para esses desafios.

Primeira Cúpula da Aliança Global Confirmada

Durante reunião com Mubarak Al Kuwari, diretor do Comitê Permanente de Conferências do Catar, Wellington Dias confirmou que a 1ª Cúpula da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza será realizada entre os dias 4 e 6 de novembro de 2025, em Doha. A Aliança, criada durante a presidência brasileira no G20, busca unir esforços globais no combate à fome e à pobreza, promovendo políticas públicas e cooperação internacional.

WELLINGTON DIAS EM ENCONTRO COM MUBARAK AL KUWARI. FOTO: ROBERTA ALINE/ MDS

Parceria Brasil-Catar

O Catar, reconhecido por sua expertise em sediar grandes eventos, demonstrou total apoio à cúpula. Mubarak Al Kuwari destacou a importância do tema e elogiou o protagonismo brasileiro no combate às desigualdades, reforçando a disposição do país em colaborar com a iniciativa.

“A Aliança Global retoma o foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e faz com que cada país, de forma soberana, aplique políticas públicas de combate à fome. É por meio dela que os países mais desenvolvidos também podem ajudar os mais pobres, tanto com conhecimento quanto com ajuda financeira”, explicou Wellington Dias. 

wellington dias durante reunião em doha. foto: roberta aline / mds

Cúpula Mundial Sobre Desenvolvimento Social da ONU

A cúpula da Aliança será realizada junto à Cúpula Mundial Sobre Desenvolvimento Social, que atualizará os compromissos da Declaração de Copenhague de 1995, ampliando esforços globais para enfrentar desigualdades e promover desenvolvimento sustentável.

“Ela vai acontecer exatamente um ano após a criação da Aliança e tem poder para atrair líderes de todos os países, assim como a Aliança também envolve várias nações interessadas neste tema. Será um momento de grande importância para o mundo”, afirmou Wellington Dias.  

DEDICAÇÃO DO BRASIL

O diretor executivo Mubarak Al Kuwari lembrou que o Catar é um país conhecido por organizar grandes eventos e por promover uma política de mediação de conflitos e problemas. “Sobre a Aliança Global, entendemos que esse tipo de iniciativa é muito importante, fazemos questão de participar. Queremos trabalhar junto com o Brasil para discutir vários assuntos, especialmente a fome e a pobreza. Ficamos impressionados com a dedicação do Brasil nesse tema. Vamos trabalhar conjuntamente e fazer a primeira Cúpula da Aliança Global, juntos, aqui em Doha”, adiantou.

WELLINGTON DIAS DURANTE REUNIÃO EM DOHA. FOTO: ROBERTA ALINA / MDS

Fórum de Doha 2024

Wellington Dias também participou do Fórum de Doha, que este ano aborda o tema “The Innovation Imperative”. O evento reúne líderes globais para discutir inovações que possam resolver desafios como mudanças climáticas, segurança e desigualdade.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES