Wellington Dias assume liderança do PT no Senado

Wellington Dias assume liderança do PT no Senado

Wellington Dias cumprimenta Walter Pinheiro e assume a liderança do PT no Senado | André Corrêa

O senador Wellington Dias assumiu hoje a Liderança do PT e da Base de Apoio ao Governo para o ano de 2013, dois anos depois de ter chegado ao Senado depois de ter sido eleito vereador, deputado estadual, deputado federal e governador pelo PT do Piauí, partido do qual se tornou filiado em 1985, aos 23 anos de idade, já alinhado com a corrente interna do partido liderada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a atual CNB ? Construindo um Novo Brasil.

Ao assumir a Liderança do PT no Senado Federal, Wellington Dias falou das expectativas para o ano legislativo que inicia oficialmente na próxima terça-feira, 05. "Será um ano desafiador. De um lado, uma coisa boa, é um ano que não tem eleição. De outro, é ainda um ano em que o Brasil é tocado por uma crise mundial. Mas enfrentamos gerando empregos e muitas das mudanças e reformas que precisamos fazer passam pelo Senado Federal", frisou.

Antes de dedicar-se integralmente à política, Wellington foi bancário. Passou pelo Banco do Nordeste do Brasil, depois pelo Banco do Estado do Piauí e, em seguida, pela Caixa Econômica Federal, da qual é funcionário de carreira. Tornou-se líder da categoria, primeiro como dirigente da Central Única dos Trabalhadores do Estado, depois como presidente da Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal (1986-1989) e finalmente como presidente do Sindicato dos Bancários do Estado do Piauí (1989-1992).

No Senado, em dois anos, Wellington tornou-se um ativista contra a propaganda de cigarros, bebidas alcoólicas, remédios, terapias e defensivos agrícolas e um defensor da ampliação de direitos das pessoas com deficiência. Também foi autor da Emenda Constitucional que tipificou os crimes de peculato, concussão, corrupção passiva e corrupção ativa, tornando-os hediondos e passíveis de prisão temporária, e tornou-se um político nacionalmente conhecido pela defesa da distribuição igualitária dos royalties do petróleo entre todos os estados brasileiros.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES