Em viagem à região Norte do Piauí, o governador Wilson Martins (PSB) fez uma visita à ZPE de Parnaíba. Acompanhado do vice-governador Zé Filho (PMDB) e do diretor da Companhia Administradora da ZPE, Mirócles Veras, ele foi ao canteiro de obras e seguiu o trabalho da construtora responsável.
A primeira etapa da ZPE será inaugurada nos próximos dias e consiste na construção do prédio administrativo, na guarita para controle de entrada e saída de veículos leves e pesados e na cerca perimetral. Já a sede administrativa, que já está pronta, conta com sala de recepção, corredor de circulação, sala de atendimento, diretoria administrativa, almoxarifado, tesouraria, diretoria geral, assessoria, presidência, sala de reunião e banheiros. Outro setor que está sendo finalizado é a cerca perimetral, que protege os 36 hectares de área total.
De acordo com Wilson Martins, a Zona de Processamento de Exportação é realidade há muito tempo e é mais um incentivo para o desenvolvimento do Estado e atração de empresas interessadas em investir no Piauí. ?A ZPE é uma das nossas principais obras, tanto pelo investimento quanto pelo poder de atração que o projeto é capaz de trazer para o nosso povo, ver ela assim caminhando a passos largos é estimulante?, disse.
O governador também explicou que os recursos para a segunda etapa da obra já estão garantidos, nesta etapa estão previstas as obras de construção de auditório, restaurante, guarita para controle de entrada e saída de pedestres, prédio da receita federal, galpão principal de armazenagem, galpões industriais, urbanização, infraestrutura viária, pátio para containers, estacionamento, instalação de rede elétrica e abastecimento d?agua. O investimento do Governo do Estado é de 12,32 milhões.
Governador assina ordem de licitação para adutora do litoral
O governador Wilson Martins assinou, na cidade de Parnaíba, a ordem para a licitação da primeira etapa da adutora do litoral. A obra irá levar água tratada para toda a região litorânea do Piauí. ?Esse era um antigo sonho de todos os moradores do litoral piauiense. Com essa obra os grandes empreendimentos, como os hotéis, poderão ter água de qualidade e suficiente para atender à demanda. Não podemos admitir que o nosso litoral ainda sofra com falta de água e essa obra irá resolver definitavamente esse problema?, comentou Wilson Martins.
A primeira etapa da adutora compreenderá os limites de Parnaíba e Luís Correia e dos municípios circunvizinhos. Após a conclusão a adutora atenderá todas as cidades do litoral até Cajueiro da Praia. A obra será executada através da Agespisa, que destinará cerca de R$28 milhões para a ampliação do sistema produtor de captação direta do Rio Parnaíba, compostos por elevatórias e tubulação e adução de água tratada em uma rede de oito quilômetros. Os recursos são provenientes do Tesouro Estadual, financiados através de empréstimos do FGTS via Caixa Econômica, e PAC.
AMPLIAÇÃO - O governador também autorizou, juntamente com o presidente da Agespisa, Antonio Filho, a execução de três projetos e licitações para a ampliação de rede de distribuição de água na cidade de Parnaíba. Os três projetos beneficiam mais de 25 mil habitantes da zona urbana da cidade.
Um dos projetos irá atender os bairros Mon Serrat, Conjunto Raul Bacelar, João Paulo II e o entroncamento das avenidas João XXIII e São Sebastião, que representam a nova área de expansão da cidade de Parnaíba.
Governador entrega ônibus escolares para escolas da região norte do Piauí
O governador Wilson Martins entregou seis ônibus escolares durante visita à região Norte do Piauí. Além de Caxingó, onde aconteceu a solenidade, os prefeitos dos municípios de São José do Divino, Cocal e Buriti dos Lopes receberam do Governo do Estado as chaves dos ônibus para o transporte dos alunos. Dois ônibus também foram entregues em Ilha Grande, um para o município e outro para Luís Correia.
Os ônibus são parte do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peat), do Governo do Estado. Até o fim do mês de junho, 206 cidades que aderiram ao Peat receberão os veículos, contabilizando um investimento da ordem de R$48 milhões. Junto com a frota de transporte escolar já existente, a expectativa é que mais de 33 mil alunos sejam transportados diariamente, um valor recorde do Piauí.
De acordo com Wilson Martins, o investimento na área repercute na melhoria da qualidade de vida dos alunos e no desenvolvimento intelectual deles.
?São investimentos que mudam a vida do estudante, é mais uma condição que melhora a qualidade do ensino e da nossa educação, temos que confiar naquilo que é pilar fundamental para o desenvolvimento do Piauí, se não investirmos maciçamente em educação não iremos progredir?, disse o governador.
Presente na solenidade de entrega dos ônibus escolares o secretário da Educação Átila Lira explicou que o mais importante dessa política é garantir que os alunos do Piauí tenham acesso à educação com segurança e qualidade.
?Com essa frota, que estamos entregando às prefeituras, vamos garantir um melhor acesso dos nossos alunos à Educação. Esses investimentos refletem nos índices de evasão escolar, por exemplo, o que é fundamental para o processo educacional e para o nosso projeto de mudar e melhorar cada vez mais a educação do Piauí?.