O governador Wilson Martins reuniu-se com executivos da empresa Ouro Preto Óleo e Gás, em Brasília, ontem, para conhecer o plano de trabalho da empresa para exploração de quatro lotes na Bacia do Parnaíba. A Ouro Preto inicia estudos sísmicos no Piauí já em 2014. O compromisso de investimento da companhia junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) é de R$ 102.474.600,00 na Bacia do Parnaíba - in- cluindo um bloco no Maranhão, o PN-T-114.
Na 11ª Rodada de Licitações da ANP, realizada em maio de 2013, no Rio de Janeiro (RJ), a Ouro Preto Óleo e Gás adquiriu três blocos para exploração no Piauí (PN-T-137, PN-T-151 e PN-T-165). ?Esse primeiro momento é de fazermos o levantamento sísmico, que é uma ultrassonografia do subsolo para identificar a disposição das camadas de rocha. Isso nos permite avaliar as posições de perfuração com melhores condições para encontrarmos hidrocarbonetos, ou seja, óleo e gás?, explicou Rodolfo Landim, CEO da Ouro Preto.
Segundo o executivo, a companhia já concluiu o processo de licitação para escolha da empresa que será responsável por esses estudos, devendo anunciar a ganhadora até sexta-feira (17).
Durante a reunião, Wilson Martins destacou que a Bacia do Parnaíba possui cerca de 600.000 quilômetros quadrados e grande potencial para geração de hidrocarbonetos, especialmente de gás natural. ?O impacto social desse tipo de empreendimento é muito grande. Não só por gerar emprego e renda, alavancando o desenvolvimento dos municípios em que irão se instalar, mas também por aumentar a arrecadação do estado, ampliar a oferta de energia no estado, o que possibilita a atração de mais indústrias, por exemplo?, enumerou o governador.
De acordo com o plano de trabalho da Ouro Preto, devem ser gerados, aproximadamente, 3 mil postos de trabalho diretos e indiretos por bloco (no caso do Piauí, 9 mil empregos diretos e indiretos ao todo) ao longo dos processos de coleta de dados, perfuração, desenvolvimento e produção.
A EMPRESA - Fundada em 2010, a Ouro Preto Óleo e Gás investe no desenvolvimento de projetos aplicando tecnologias de última geração para a exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural, minimizando os riscos inerentes à atividade e utilizando as boas práticas de governança corporativa, sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
A expectativa da Ouro Preto Gás e Petróleo é de que a produção de energia limpa na Bacia do Parnaíba seja utilizada para abastecimento de termoelétricas ou mesmo para uso no mercado industrial.