O governador Wilson Martins fará pronunciamento no Palácio do Planalto hoje em nome dos governadores, durante cerimônia de divulgação de ações para ampliar combate à extrema pobreza, dentro da estratégia do Plano Brasil Sem Miséria. A presidente da República, Dilma Rousseff, anunciará ações que compõem o eixo Brasil Carinhoso, voltado a atender famílias com crianças de até seis anos de idade. A solenidade está marcada para as 11h.
O Brasil Carinhoso foi lançado em maio deste ano com o objetivo de beneficiar 2,8 milhões de pessoas dentre os cadastrados no programa Bolsa Família com o repasse de até R$ 70 mensais, além de ações como construção de 1.512 creches, a ampliação de 66% dos recursos destinados à merenda escolar da educação infantil, incremento da distribuição de sulfato ferroso e vitamina A para crianças na primeira infância, distribuição gratuita de medicamentos para tratamento da asma por meio da rede Aqui Tem Farmácia Popular.
O convite para que Wilson Martins fale em nome dos governadores durante a solenidade partiu da ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello. O Piauí é um dos estados que atingiu melhores índices em relação à inclusão de pessoas e redução da pobreza extrema na última década.
Segundo o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), entre 2006 e 2011 o Piauí foi o estado brasileiro que mais reduziu a extrema pobreza proporcionalmente:de 18,62% para 8,59% de sua população. De acordo com o relatório divulgado em outubro deste ano, 297,5 mil piauienses deixaram a miséria extrema naquele período.