Apoliana Oliveira

Comentarista de política do Jogo do Poder. Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí.

Lista de Colunas

Só mais um dia: PT adia decisão sobre pré-candidatura em Teresina

Para evitar que a tomada de decisão fosse permeada pelo conflito, Fábio Novo e aliados atenderam pedido de Cícero Magalhães

Não foi desta vez. O Partido dos Trabalhadores adiou em 24 horas a decisão sobre a pré-candidatura a prefeito de Teresina. Na reunião da noite desta quarta-feira (29), no Plenarinho da Câmara de Vereadores, o deputado estadual Fábio Novo (PT) informou que foi procurado pelo presidente do diretório municipal, Cícero Magalhães (PT), pedindo mais um dia de prazo para o anúncio, num esforço final para garantir o consenso com o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Franzé Silva (PT).

Foto:Apoliana Oliveira/TV Meio Norte

Com a sinalização de que o diretório daria maioria para Fábio Novo, Franzé reuniu mais cedo os partidos e lideranças que endossam sua pré-candidatura para comunicar que acataria qualquer que fosse a decisão das instâncias do PT. Ainda assim, persistia o clima de acirramento, já que o presidente da ALEPI, e o próprio Cícero - que é team Franzé - comunicou que não participaria da reunião, como de fato ocorreu.

Mas as conversas seguiram ao longo da tarde com "bombeiros" atuando por todas as frentes. E para evitar que a tomada de decisão fosse permeada pelo conflito, Fábio e seus aliados aceitaram esperar por mais um dia

"Eu vou mostrar para o diretório o resultado das três pesquisas. A política, ela é muito dinâmica, de meio-dia para cá, aliás, de meia-noite para cá, nós tivemos muitas conversas. E colocar para o diretório, que nós recebemos aqui uma proposta, pedindo mais um prazo até amanhã, para encontrar esse entendimento. Hoje é 29, amanhã é 30, estamos dentro do prazo. Então vamos fazer todo o esforço para que amanhã a gente consiga encerrar isso", afirmou Fábio à imprensa.

Assim, uma nova reunião, desta vez na sede do diretório estadual do PT, foi marcada para 18h desta quarta-feira (30). Havendo o entendimento, como é esperado, a promessa é de que Franzé se una a Fábio para o anúncio do pré-candidato petista. Até mesmo a presença do governador Rafael Fonteles (PT) é esperada, caso a pra finalmente prevaleça. 

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES