Escolhido pelo governador eleito Rafael Fonteles (PT) para a Secretaria Estadual de Segurança Pública, o advogado e procurador do Estado Chico Lucas disse nesta terça-feira (01), em entrevista à TV Meio Norte, que o aparelho policial do Estado vai atuar com pulso firme no combate ao crime.
“Vamos encarar de frente o problema da violência no Piauí, identificando os focos principais e atuando para desmobilizar as cadeias que alimentam a criminalidade”, afirmou. Durante a campanha eleitoral, o então candidato Rafael Fonteles declarou diversas vezes que o combate à violência seria prioridade no seu governo.
De acordo com Chico Lucas, a diretriz do governador eleito é integrar as ações das Polícias com o sistema judicial e penitenciário para dar mais eficiência ao trabalho de enfrentamento da criminalidade. Uma das estratégias é punir toda a cadeia envolvida no crime, do praticante ao receptador. “É importante dizer que toda a cadeia que atua no crime será responsabilizada criminalmente. Ou seja, quem pratica o ato ilícito será punido, assim como quem compra e quem vende produto do crime. Em maior ou menor grau, todos serão responsabilizados”, disse ele.