A oficina "Como Vender para o PNAE" foi realizada, nesta segunda-feira (1), pela primeira vez estado do Piauí no município de Lagoa do Piauí. Promovida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a oficina tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento social e econômico local ao destacar a importância do fornecimento da agricultura familiar para a alimentação escolar.
O deputado estadual Dr. Vinicius atuou na obtenção de recursos junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para trazer o projeto ao Piauí. Hoje (2), a oficina acontece em Milton Brandão. Amanhã (3), será a vez de São Pedro do Piauí, e na quinta-feira (4), em Cristino Castro.
Esta iniciativa promove uma alimentação saudável para os estudantes e incentiva a participação dos produtores rurais nas compras públicas, facilitadas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Durante a oficina, será abordada a relevância da organização das associações de produtores e da competitividade entre eles. Através dessa capacitação, os produtores familiares terão a oportunidade de entender melhor como participar e se beneficiar das políticas públicas que visam fortalecer a agricultura local e garantir uma alimentação nutritiva nas escolas.
Segundo o deputado Dr. Vinicius, o programa é importante para impulsionar a economia rural. “Trazer essa oficina para o Piauí é uma forma de fortalecer os nossos produtores rurais, que se tornam mais capacitados e conseguem vender seus produtos para o próprio governo. Além disso, incentiva práticas agrícolas sustentáveis e a produção local, reduzindo transporte de alimentos e contribui para a preservação do meio ambiente através da agricultura familiar. Nossas crianças também só tem a ganhar com uma alimentação fresca e nutritiva nas escolas”, explica o deputado.