A eleição para presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, acontece apenas em novembro. Mas quatro nomes já despontam na oposição a Celso Barros Neto, que deve disputar a reeleição.
O primeiro nome é de Naiara Moraes. Ex-diretora da Escola Superior de Advocacia, ela foi candidata a vice-presidente da seccional na chapa encabeçada por Lucas Villa em 2019, e agora trabalha para construção de uma chapa sob o seu comando. Inclusive, já encomendou pesquisas de intenção de voto, em que aparece bem posicionada.
Naiara acredita que as mulheres terão mais espaço na construção das candidaturas na eleição deste ano, contando com a recente aprovação pelo Conselho Federal da Ordem que exige a paridade de gênero nas chapas eleitorais.
E outra advogada também confirmou ao blog a intenção de disputar a presidência da OAB-PI. É a eleitoralista e publicista Andreia Araújo, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI). Ela rompeu politicamente com o atual presidente, lamentando a falta de atendimento às demandas da advocacia e constantes “pressões pessoais”.
A oposição a Celso Barros tem ainda os advogados Lucas Villa, que outra vez é cotado como pré-candidato, e Carlos Henrique. Os dois disputaram a eleição em 2019.
Outra possibilidade é que deste grupo de oposição, possa sair apenas um nome para concorrer em novembro. O nome escolhido será o daquele que melhor estiver posicionado nas pesquisas.