A Assembleia Legislativa do Piauí entregou, nesta quarta-feira (11), Reconhecimento Legislativo à desembargadora Eulália Pinheiro, que se aposentou do judiciário piauiense no último mês de agosto. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Dr. Vinícius (PT).
A sessão solene, no Plenário Waldemar Macêdo, foi prestigiada por familiares e amigos da homenageada, além de parlamentares da Casa, incluindo o presidente Franzé Silva (PT).
"São 45 anos de muito trabalho, de muita entrega, chegando agora na sua aposentadoria com um respeito muito grande de todas as pessoas e com um fato importante, que é como se ela sempre construiu a sua vida olhando para os fatos e não para os agentes. Por isso é digna desta homenagem, e ela representa realmente o reconhecimento da mulher não só por seu trabalho, mas por sua história", destaca Vinícius.
Eulália Pinheiro foi a primeira mulher a ingressar na magistratura no Piauí, no ano de 1978. Foi também pioneira como desembargadora do Tribunal de Justiça do Piauí, assumindo em 2003, chegando a presidir a Corte estadual e o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.
"Fico muito feliz, até porque eu não esperava, porque tudo que eu fiz na vida era minha dedicação mesmo, como profissional que eu fui, preparada pelos meus professores. Então eu não achava que era nada demais. Mas eu fiquei surpresa, muito agradecida e até honrada. Muito feliz, honrada, me senti um grande ser humano", comentou a desembargadora.